quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

OBREIRO SEM FÉ


" ... e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."-
( TIAGO, 2: 18. )
----------------------------------------------------------


Em todos os lugares, vemos o obreiro sem fé, espalhando inquietação e desânimo.
Devota-se a determinado empreendimento de caridade e abandona-o, de início, murmurando:
-" Para quê? O mundo não presta."

Compromete-se em deveres da fé religiosa, para desfrutar-lhe os benefícios, entretanto, logo após, relega-a ao esquecimento, asseverando:- " Tudo isto é mentira e complicação."

Se convidado a posição de evidência, repete o velho estribilho: - " Não mereço! sou indigno!..."
Se trazido a testemunhos de humildade, afirma sob manifesta revolta: " Quem me ofende assim?"
E transita de situação em situação, entre a lamúria e a indisciplina, com largo tempo para sentir-se perseguido e desconsiderado.

Em toda parte, é o trabalhador que não termina o serviço por que se responsabilizou ou o aluno que estuda continuadamente, sem jamais aprender a lição.
Não te concentres na fé sem obras, que constitui embriaguez perigosa da alma, todavia, não te consagres à ação, sem fé no Poder Divino e em teu próprio esforço.

O servidor que confia na lei da Vida reconhece que todos os patrimônios e glórias do Universo pertencem a Deus. Em vista disso, passa no mundo, sob a luz do entusiasmo e da ação no bem incessante, completando as pequenas e grandes tarefas que lhe competem, sem enamorar-se de si mesmo na vaidade e sem escravizar-se às criações de que terá sido venturoso instrumento.

Revelemos a nossa fé, através das nossas obras na felicidade comum e o Senhor conferirá à nossa vida o indefinível acréscimo de amor e sabedoria, de beleza e poder.
----------------------
EMMANUEL
----------------------

0 comentários: