sexta-feira, 28 de novembro de 2008

UMA CANÇÃO COMO POESIA

Vendo a obra, vejo Deus; sentindo Deus, sou Amor.

Oh!... quantas coisas se escondem de mim, de vós, de todos, filhos do Criador.

Sinto-me nada, ante a grandeza do universo; sinto-me verme, pelas belezas que desconhece o meu coração.

Deus tem filhos no mar, nas estrelas, no ar; Deus tem filhos nas árvores e na terra.

Deus tem filhos até nas guerras.
Que beleza a função da natureza!...

Vejo a luz surgir no escuro; vejo a vida perfeita nos monturos; vejo o céu nas águas do mar, vejo e sinto o Amor no amar.

Quando descanso, a natureza trabalha; quando durmo, a natureza trabalha; quando trabalho a natureza trabalha;

Quem eu sou?... Nada, diante desta batalha.

Deus é Deus dos justos, Deus é Deus dos párias, Deus é Deus dos que viajam, Deus é Deus dos que ficam em casa;...Deus é Deus das sombras, Deus é Deus da luz, Deus é Deus das trevas, Deus é Deus de Jesus!...

Quando estou cansado, Deus está ocupado; quando estou reclamando, Deus está obrando.

Quando blasfemo, Deus está entendendo; quando tenho ódio, Deus está amando.
Quando estou triste, Deus está sorrindo. Deus é sabedoria e eu estou sonhando!...

Que beleza a natureza!...

Que beleza a profundeza da existência, e do existir.

Eu não compreendo, mas luto para me corrigir; porém, em frações do tempo, logo quero ajuntar e Deus repartir. Quero colher, quero usurar; e Deus passa por mim a semear!...

Luto de novo, mais ainda não sei lutar; penso na disciplina, mas não me deixo disciplinar. Avanço... caio! Torno a avançar. E Deus me ouve, passa novamente por mim, olha para meus olhos, sente meu coração. E fala baixinho em meu ouvido: Vem, vou te ensinar a amar.

Deus se retira!... Sinto sua ausência!

Peço clemência! Mesmo assim, Deus não se esquece de mim.

Manda um anjo em meu encalço, num carro fulgurante de luz. E de braços abertos, caio por terra; pensei que era o Cristo de Deus, que era Jesus!

E o cortejo dos céus, entra em mim, em cântico de louvor.

Abre o meu coração, deixando dentro dele um tesouro de luz!...

O tesouro do amor.

---------------------------------------
FRANCISCO DE ASSIS
---------------------------------------

0 comentários: